sábado, 25 de junho de 2011

Ela pode caçar de dia

Graças à espessa plumagem que lhe cobre os pés até as garras, essa coruja (também chamada grande coruja branca) pode resistir ao frio do extremo norte. É uma ave migratória, mas seu apetite, e não a mudança de estações, é que a leva a outros territórios. Um bom lemingue gordo é seu prato favorito. Como esse pequeno roedor é raro no inverno no norte, a coruja parte para o sul em sua busca. O prêmio vale a viagem.
  A coruja das neves tem um grito rouco e lancinante, raramente ouvido. Para assustar os inimigos ela bate o bico e revira os olhos. Muitas vezes, rouba os pássaros abatidos pelos caçadores antes que eles os apanhem. Acostumada com o brilho da neve, ela é capaz de caçar de dia.

  Após observar do alto de uma elevação ou depois de um vôo planado, mergulha em direção à vítima, descoberta pelos seus ouvidos agudos.
  A fêmea choca até uma dúzia de ovos em um ninho de folhas secas construído no chão. O macho encarrega-se de alimentar a família. A fêmea permanece dois meses no ninho, protegendo os filhotes contra o frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário